Imagem capa - Teoria das cores na escolha do seu look por Chocolate KIDS

Teoria das cores na escolha do seu look

Saber combinar as cores nunca fica mais simples com a ajuda do círculo cromático.


Você vai aprender a brincar com as cores na escolha do seu look usando essa ferramenta.


Para tanto, vamos entender a teoria das cores e o círculo cromático.


Basicamente o círculo cromático é um círculo (como o próprio nome diz) dividido em 12 pedaços como uma pizza, em que cada “fatia” representa uma cor, sendo três primárias (cores base, ou seja, vermelho, amarelo e azul), três secundárias (cores criadas pela mistura das primárias) e seis terciárias (cores criadas a partir da mistura das cores primárias com as secundárias).

 





Existem quatro possibilidades de harmonia de cor no círculo cromático:







Usar apenas as cores da mesma “fatia” dessa pizza de cores, obtendo uma harmonia monocromática. O famoso tom sobre tom.

Esta é a combinação de cores mais popular e praticamente à prova de erros, além de alongar e deixar o look facilmente elegante.



 




Combine cores de “fatias” opostas da “pizza” e obtenha uma harmonia de cores complementares. 

Você pode variar tanto na roupa quanto nos acessórios. O contraste das cores traz  originalidade e dinamismo ao look.






Combine cores de “fatias” vizinhas da “pizza” e obtenha uma harmonia de cores análogas.

Esta é uma combinação harmônica, suave e refinada, cujo resultado fica bem alegre e interessante apesar das cores serem um pouco contrastantes entre si.







Combine três ou mais cores de mesma distância entre si no círculo e obtenha a harmonia tríade e com mais cores, cujos resultados são looks informais, ousados e vibrantes.

Como pode imaginar,  será um look que chamará bastante atenção e, por esse motivo, não sugiro esta escolha de cores para um ensaio de gestante ou de família.


Com o bom uso do círculo cromático, é possível melhorar as combinações de cores do look e evitar que este chame mais atenção do que deveria em um ensaio fotográfico cujo foco não seja a roupa.


Além de ser usada por designers e artistas, o círculo também é parte fundamental da consultoria de imagem. Agora deu para entender o porquê.


-Beleza! Então é só usar o círculo e combinar as cores que não tem erro?


Calma aí!. Nem todas as cores favorecem, visto que cabelo, olhos e pele refletem diretamente na percepção da cor. Assim sendo, descubra a sua paleta de cor.


Enquanto não descobrir, saiba que cores como preto, branco, azul escuro e cinza médio são consideradas neutras e funcionam bem em qualquer pessoa e podem servir de base para combinar com qualquer outra cor do círculo.





Texto adaptado por @gemeasdamaecoruja

Fonte: https://www.wefashiontrends.com/como-combinar-cores-com-ajuda-do-circulo-cromatico/